Cresce o número de obesos no Brasil

• CAPA
  • 01
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06

O Dia Mundial de Combate à Obesidade – 11 de outubro – marca a prevenção da doença que se espalha como epidemia em todo o mundo. Uma pesquisa feita no Brasil pela Vigitel, um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas, apontou que a obesidade no país cresceu 60% em dez anos. A porcentagem de indivíduos obesos pulou de 11,8% para 18,9%, o que quer dizer que um em cada cinco brasileiros está acima do peso. A consequência é o aumento de doenças crônicas e metabólicas e de alta morbidade, como o diabetes, que foi de 5,5% para 8,9%, e a hipertensão arterial, de 22,5% para 25,7%. Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade custa ao Sistema Único de Saúde (SUS) quase R$ 500 milhões por ano.

Diante desse cenário, o Colégio Batista Mineiro unidade BH Buritis promoveu várias atividades de combate à obesidade, no intuito de conscientizar os alunos sobre a gravidade dessa doença. A professora de Educação Física, Mariana Bassalo, propôs aos alunos do 7º ano (manhã) atividades como debates, análise de documentários e elaboração de cartilhas com dicas e sugestões para prevenir o problema.