Tecnologia: reféns ou dominadores?

• CAPA
  • IMG_9112
  • IMG_9127
  • IMG_9138
  • IMG_9147
  • IMG_9155

A cada dia, inventam-se novas ferramentas e aplicativos, que invadem o cotidiano das pessoas sem pedir licença. Para falar sobre esse assunto, o Colégio Batista Mineiro unidade BH Buritis realizou no dia 3 de outubro o Congresso Criança Cidadã e Cidadão Teen para os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A abertura do evento, intitulado ‘Tecnologia: reféns ou dominadores?’, deu-se por volta das 7h15, com o Hino Nacional e a palavra de boas-vindas da diretora da unidade, Sandra Beconha.

A programação aconteceu durante todo o dia com palestras, almoço, lanches e atividade recreativa. O evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, tivemos a participação especial dos seguintes palestrantes: a psicóloga Juliana Batista, que falou sobre o ‘Uso da tecnologia e o impacto nos relacionamentos’; em seguida, o psiquiatra dr. Ruben Xambre abordou o tema ‘Saúde e o uso da tecnologia’; para finalizar, o médico dr. Mozart de Oliveira palestrou sobre ‘Qualidade de vida e saúde’.

Na parte da tarde, o Congresso contou com os palestrantes Feliciano Henrique, sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, que orientou os alunos sobre ‘Tecnologia e imagem’. Logo em seguida, o professor e coordenador da Faculdade Batista de Minas Gerais, Rogério Rocha, falou sobre ‘Os crimes cibernéticos e o bullying’.

“Sentimos a necessidade de orientar nossos alunos sobre os perigos da internet, da tecnologia e dos jogos on-line, as redes sociais e o uso de aplicativos, na intenção de esclarecer as dúvidas dos estudantes e apontar o uso consciente e adequado de cada ferramenta, alertando que o mal-uso pode acarretar distanciamento do grupo familiar e amigos, queda no rendimento escolar, podendo despertar falta de interesse em outras atividades como esportes, lazer, etc.”, explica a professora e coordenadora Sandra Ferron.

Ao final do Congresso, os alunos participaram de atividades recreativas promovidas pela disciplina de Educação Física.