Diferenciais

Programa Ética e Caráter

O Programa Ética e Caráter tem o objetivo de auxiliar instituições que buscam aprimorar o caráter sociocultural de seu publico alvo, baseando seus princípios nas virtudes morais da sociedade contemporânea. Este programa chegou até nós através do Character Training Institute situado na cidade de Oklahoma nos EUA. Além de um trabalho na área de educação, e envolve, também, a área de negócios e a comunidade em geral.

No Brasil o Programa Ética e Caráter é desenvolvido pelo Sistema Batista Mineiro de Educação, e representa a sua filosofia confessional colocada em prática. Ele atinge todos os segmentos de nossa Instituição de ensino, desde a Educação Infantil passando pelo Ensino Médio até o Superior. Esse programa foi reformulado e adaptado à nossa realidade, possuindo três pilares básicos, que são:

  1. A ênfase sobre o caráter, que envolve um trabalho constante com os alunos nas salas de aula, nas assembleias escolares, aplicação das virtudes do caráter aos acontecimentos do dia a dia, monitoração voluntária (em que pessoas da comunidade, pais, avós, pessoas de destaque e etc. compartilham o que aprenderam com as virtudes do caráter com os estudantes);
  2. O requerimento do caráter, que implica em um tipo de liderança que é referência para os seus liderados, que corrige as ações erradas destacando sempre a raiz do problema envolve, via de regra, uma questão de caráter, que busca reforçar diariamente o crescimento da consciência moral ao lembrar aos estudantes ou liderados que cada ação que se realiza revela o caráter, que procura aproveitar os “momentos ensináveis” (situações comuns do cotidiano) para mostrar a importância do bom caráter e, finalmente;
  3. O reconhecimento do caráter, que se faz através do elogio no sentido de valorizar as ações positivas, por meio do reconhecimento público dos chamados bons exemplos, e estudo de vidas humanas que se transformaram em exemplos de bom caráter, tudo isto com o apoio da família.

O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.