Notícias

Colégio Batista investe em projetos interdisciplinares

  • CAPA
  • IMG_20170704_081816357
  • IMG_20170704_121259646
  • IMG-20170704-WA0025
  • IMG-20170704-WA0026
  • IMG-20170704-WA0027
  • IMG-20170704-WA0081
  • IMG-20170704-WA0084
  • IMG-20170704-WA0086
  • IMG-20170704-WA0087
  • IMG-20170704-WA0096
  • IMG-20170704-WA0099
  • IMG-20170704-WA0102
  • IMG-20170704-WA0105
  • IMG-20170704-WA0107

No primeiro semestre de 2017 aconteceu a apresentação do Projeto de Ciências Humanas da 2ª série do Ensino Médio, que contou com a presença de alunos, professores e convidados.

Os alunos apresentaram os trabalhos em forma de História em Quadrinhos, confeccionadas pelos grupos de trabalho. O pano de fundo foi o contexto histórico-filosófico de alguns super-heróis como Batman, Homem Aranha, Mulher Maravilha, X-Man, Homem de Ferro e Capitão América. Quem tiver interesse em conhecer as histórias em quadrinhos, as mesmas foram doadas para a Biblioteca Central do Colégio Batista Mineiro.

Após a apresentação dos quadrinhos, as salas de aula foram transformadas em comitês de debates de acordo com a temática trabalhada nos quadrinhos. Nesse momento, contamos com professores que foram convidados para moderar os debates. A sala sobre Violência Urbana e Bullying foi moderada pela doutora em Ciência Política pela UFMG e coordenadora do Colégio Batista Mineiro, professora Mariah Cassete, a de Minorias pelo psicólogo e capelão geral da Rede Batista de educação, pastor Rubens Cordeiro, a de Nacionalismos pela mestre em História da América pela UFMG e professora do Colégio Batista, Flávia Schettino, a de Feminismo pela professora da UFMG Isabella Passos, e a de Intervenções Armadas no Mundo Atual pelo Major do Exército Brasileiro e professor de História e estrategista militar do CPOR/CMBH, Paulo Lacerda.

O evento foi coordenado pelos professores da área de Ciências Humanas da 2ª série: Douglas Santarelli (Filosofia), Luciana Magalhães (Geografia), Gustavo Alencar (Sociologia) e Carlos Manoel (História). Essa iniciativa faz parte de um movimento maior dentro da instituição que é a preocupação em manter um ensino absolutamente integrado. Além da coletivização dos planos de aula os professores fazem juntos um mapa conceitual que permite maior integração entre as áreas do conhecimento. A somatória destas ações amplia as possibilidades educativas e promove conhecimentos diferenciados de acordo com o ponto de vista de cada disciplina.