O Colégio

Enturmação 2017

A ENTURMAÇÃO no Colégio Batista Mineiro é um processo de gestão pedagógica que compreende a organização dos estudantes nas turmas, sendo de responsabilidade exclusiva da Coordenação de Série e do Corpo Docente, que buscam sempre conciliar as demandas e as necessidades observadas no cotidiano escolar.

Ressaltamos que há grande interesse dos educadores da Escola em promover a melhor adaptação dos estudantes na sala de aula e, por isso, reforçamos a necessidade de apoio e compreensão por parte das famílias e dos estudantes nesse processo.

A ENTURMAÇÃO será efetivada de acordo com os seguintes critérios institucionais e pedagógicos:

1- Turmas heterogêneas, com equilíbrio do número de estudantes em sala, considerando os aspectos:  rendimento escolar (variação da média geral de desempenho escolar e % de reprovação na série), tempo escolar no Batista (novatos/veteranos), sexo (feminino/ masculino) e acompanhamentos específicos ocorridos no ano de 2016.

2- Disciplina comportamental dos estudantes acompanhados pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional) e encaminhamentos pedagógicos tratados na trajetória escolar de cada estudante.

3- Acompanhamento do desenvolvimento individual dos estudantes feito pelo Serviço de Orientação Educacional durante o ano letivo de 2016.

Considerando os critérios pedagógicos e institucionais, informamos-lhes que não poderemos nos comprometer em atender aos anseios apresentados pelas famílias e pelos estudantes, assim, solicitamos a todos uma especial atenção e apoio a esse processo organizado criteriosamente pela nossa escola, por isso, orientamos não criarem expectativas de que os pedidos serão atendidos. Informamos-lhes ainda que no Ensino Fundamental l, a partir do 2º ano, não haverá escolha de professora, devido à estrutura de trabalho adotada com o Corpo Docente atuando por área de conhecimento.

Comunicamos, também, que as listagens dos estudantes e suas respectivas turmas serão divulgadas, no pátio das Séries Iniciais, no 1º dia de aula em fevereiro de 2017, e que não serão feitas trocas de turma após a divulgação da listagem definitiva dos estudantes.

ATENÇÃO: Qualquer observação relativa à enturmação 2017 deve ser feita pelo responsável pelo estudante, no SOE, presencialmente, em formulário próprio, até o dia 16/12/2016 (sexta-feira).

Reforçamos que as observações feitas não têm caráter deliberativo. Não serão consideradas válidas as observações feitas no requerimento de matrícula, em documentos entregues na Secretaria Escolar ou em outro setor da escola, bem como, pedidos enviados por e-mail ou escritos em outra via de comunicação.

Não administraremos exceções em relação ao conjunto de informações contidas neste comunicado.