Diferenciais

Programa Ética e Caráter

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    O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

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    O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

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    O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

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    O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

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    O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

O Programa Ética e Caráter tem o objetivo de auxiliar instituições a aprimorar o caráter sociocultural de seu público-alvo, baseando seus princípios nas virtudes morais da sociedade contemporânea. A Rede Batista de Educação conheceu esse programa através do Character Training Institute, situado em Oklahoma/EUA, que, além de ter um trabalho na área educacional, envolve também, a área de negócios e a comunidade em geral.

No Brasil o Programa Ética e Caráter é desenvolvido pela Rede Batista de Educação e representa sua filosofia confessional colocada em prática. Este programa foi reformulado, adaptado à realidade da Rede Batista, e hoje atinge todos os segmentos da instituição de ensino, desde o Berçário à Pós-Graduação.

  1. A ênfase sobre o caráter, que envolve um trabalho constante com os alunos na sala de aula, nas assembleias escolares, na aplicação das virtudes do caráter aos acontecimentos do dia a dia, no monitoramento voluntário (em que pessoas da comunidade, pais, avós e pessoas de destaque compartilham com os alunos o que aprenderam com as virtudes do caráter);
  2. O requerimento do caráter, que implica em um tipo de liderança que é referência para os seus liderados, que corrige as ações erradas destacando sempre a raiz do problema envolve, via de regra, uma questão de caráter, que busca reforçar diariamente o crescimento da consciência moral ao lembrar aos estudantes ou liderados que cada ação que se realiza revela o caráter, que procura aproveitar os “momentos ensináveis” (situações comuns do cotidiano) para mostrar a importância do bom caráter e, finalmente;
  3. O reconhecimento do caráter, que se faz através do elogio no sentido de valorizar as ações positivas, por meio do reconhecimento público dos chamados bons exemplos, e estudo de vidas humanas que se transformaram em exemplos de bom caráter, tudo isto com o apoio da família.

O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes de caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.