Em 1º de março de 1918, os missionários americanos Dr. Otis e prof.ª Ephigênia Maddox deram início a um projeto visionário que já completou um século de existência: o Colégio Batista Mineiro. A instituição é um marco nas comunidades batista e mineira, já tendo impactado milhares de vidas, entre estudantes, famílias atendidas, colaboradores e professores.

Abrigado à época da inauguração na Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, o Colégio começou com uma turma 13 alunos. Atualmente, a escola atende do Berçário ao Ensino Médio e tem unidades nos bairros Floresta, Buritis e Castelo, localizados em Belo Horizonte, e nas cidades de Betim, Ouro Branco e Uberlândia. Em 2020 mais uma unidade será inaugurada na cidade de Sete Lagoas. A instituição também se modernizou em termos de estrutura física e curricular, e passou a ofertar diferenciais na educação como ensino bilíngue e curso de robótica.

O Colégio evoluiu e hoje integra uma das mais relevantes redes de ensino do Brasil: a Rede Batista de Educação, cuja mantenedora é a Junta de Educação da Convenção Batista Mineira, criada em 1943. Ao todo, 13 unidades educacionais integram a Rede Batista, incluindo as escolas de esportes, de idiomas e de música. Soma-se ainda a esse trabalho a unidade social do Colégio Batista em Nova Contagem, onde é ofertada educação gratuita a crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com a graça de Deus, a Rede Batista tem crescido e atualmente recebe em média cerca de nove mil estudantes por ano.

Pautada em um projeto pedagógico consistente, a Rede Batista de Educação foca na educação integral do ser humano, que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional a partir de um relacionamento maduro entre ensino, cultura e fé, proporcionando uma formação com base no propósito de Deus. Dessa forma, a Rede Batista tem contribuído para que os estudantes alcancem níveis de excelência nas dimensões física, intelectual, moral e espiritual, por meio de um ensino que privilegia a construção do caráter.

Dentre os diversos projetos trabalhos no Batista, o “Projeto Ética e Caráter” tem sido referência no que diz respeito à educação no Brasil e no mundo. A instituição tem percebido que as crianças, adolescentes e jovens precisam de uma educação que inclua o melhor do conhecimento científico e, ao mesmo tempo, uma formação que privilegie a construção do caráter, o desenvolvimento da moralidade e da ética.