CPA

O que é a CPA?

A (CPA), por ser o órgão responsável pela autoavaliação institucional na Faculdade Batista de Minas Gerais, tem por objetivo o estímulo e o incentivo do diálogo dos diversos segmentos que fazem parte da instituição, ou seja, professores, alunos, funcionários e também a sociedade.

O objetivo final da CPA é conhecer e fazer conhecidos os processos educacionais, pedagógicos e organizacionais da FBMG, repensando os objetivos, o modos de atuação, e também estudando, propondo e implementando mudanças no cotidiano acadêmico e na gestão institucional. Tudo isso em busca de um modelo mais eficiente de gestão acadêmica, que permita e facilite o aprendizado, objetivo maior da IES.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, constituiu a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), como órgão colegiado de supervisão e coordenação do SINAES.

A avaliação da Educação Superior se organiza em 03 (três) modalidades básicas:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior – (AVALIES), que por sua vez se organiza por meio das autoavaliações (CPA) e avaliações externas (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos);

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): realizada por comissões designadas pelo MEC/Inep.

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE): realizada pelo MEC/Inep e aplicada a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.

Assim, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ser órgão responsável pela autoavaliação institucional na FBMG, objetiva a democratização do diálogo dos atores envolvidos pela instituição, ou seja, professores, alunos, funcionários e sociedade, como forma de conhecimento dos processos educacionais, pedagógicos, organizacionais, repensando os objetivos, modos de atuação, estudando, propondo e implementando mudanças no cotidiano acadêmico e na gestão institucional.

Na Faculdade Batista a CPA é formada por 07 (sete) integrantes responsáveis em levantar, por meio de questionários direcionados a cada grupo, informações dos discentes, dos docentes, dos  funcionários e da comunidade.

Semestralmente, a CPA, após a análise dos dados levantados por meio das pesquisas realizadas, elabora relatório para encaminhamento ao MEC e à direção da Faculdade Batista de Minas Gerais, para ciência e providências das necessidades levantadas.

Somente com a participação de todos os envolvidos, conseguiremos promover o bem-estar e a melhoria da nossa FBMG.

Confira aqui o atual Relatório de Autoavaliação Intitucional da FBMG