Cursos

Administração

O CURSO

O curso de Administração da Faculdade Batista de Minas Gerais – FBMG introduz conceitos e práticas fundamentais para as empresas desenvolverem uma ampla compreensão do seu contexto, sua finalidade e suas áreas funcionais subjacentes, como contabilidade, produção, finanças, marketing e gestão.

Se você é um empresário, um novo gerente de negócios ou um profissional que procura uma transição de carreira com maior responsabilidade empresarial, este curso emprega materiais e técnicas consistentes com os princípios modernos e as melhores práticas, fornecendo conhecimentos e habilidades que você poderá usar imediatamente.

Você também terá a vantagem de cursar uma matriz curricular coordenada por um conselho acadêmico formado por profissionais que atuam em negócios e são líderes na educação. O curso é aprovado e reconhecido pelo MEC e conta com um corpo docente formado por profissionais com muitos anos de experiência prática em negócios.

E mais: para lhe dar a oportunidade de vivenciar, ainda enquanto estudante, o que é ser um gestor, a Faculdade Batista oferece:

  • Batista Consultoria Júnior – uma empresa, totalmente gerida pelos alunos, que presta serviços de consultoria nas áreas de gestão e contabilidade de pequenas e médias empresas.
  • Parcerias com importantes empresas e entidades para estágios e extensão.
  • Fóruns acadêmicos – debates de temas atuais e interessantes, agregando valor na formação.
  • Visitas técnicas e simulações de empresas reais

 

CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO

Nos negócios, as operações do dia a dia são tão importantes quanto os planos de longo prazo. Uma carreira em Administração passa por tecnologia da informação, dinâmica de liderança e, cada vez mais, pela ética e pelas relações internacionais. Há um espaço incrível para o crescimento neste campo.

Muitos executivos de negócios começam a trabalhar na administração de escritórios ou em atendimento, varejo, vendas ou gerenciamento de operações. Executivos e administradores podem atuar em todos os tipos de indústrias, desde microempresas individuais até empresas com milhares de funcionários.

 

Suas principais atribuições como administradores de negócios são:

 

  • Estabelecer e realizar metas, políticas e procedimentos departamentais ou organizacionais;
  • Dirigir e supervisionar as atividades financeiras e orçamentárias de uma organização;
  • Gerenciar atividades gerais relacionadas à fabricação de produtos e prestação de serviços;
  • Inovar pela aplicação de novas tecnologias no local de trabalho;
  • Tomar decisões, com outros executivos, funcionários e membros da diretoria, a respeito das operações;
  • Negociar ou aprovar contratos e acordos;
  • Nomear chefes de departamento e gerentes;
  • Analisar demonstrações financeiras, relatórios de vendas e outros indicadores de desempenho;
  • Identificar possibilidades de redução de custos e melhorar o desempenho, políticas e programas.

 

Como administrador, você poderá trilhar sua carreira na gestão básica e em funções administrativas. Muitos encontram emprego como estagiários de gestão ou gerentes na indústria de vendas ou varejo. Outros trabalham como assistentes de projeto, gerentes de escritório e especialistas em suporte tecnológico.

Com o diploma de bacharel em Administração pela Faculdade Batista de Minas Gerais, você se qualificará para uma variedade de posições de liderança e outros papéis avançados em organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos. Você terá a opção de trabalhar em qualquer setor industrial ou empresa atacadista e varejista como analista de negócios, generalista de recursos humanos, gerente financeiros e de operações ou especialista em marketing. Alguns graduados em Administração também se aventuram em empreendedorismo, criando seus próprios negócios de sucesso desde o início.

Há inúmeras opções para trabalhar com Administração, e muitas maneiras de iniciar sua carreira. Pessoas altamente motivadas podem chegar ao topo e fazer contribuições duradouras e positivas para os negócios.

 

Aqui estão alguns tipos comuns de altos executivos:

 

  • Diretores financeiros: são responsáveis pela contabilização de relatórios financeiros de uma empresa. Eles direcionam as metas financeiras da organização, seus objetivos e orçamentos. Podem supervisionar investimentos e gerenciar ativos.
  • Diretores de informação: são responsáveis pela direção tecnológica geral de uma empresa, que inclui o gerenciamento de tecnologia da informação e dos sistemas de computação.
  • Chefe de operações: supervisionam outros executivos que dirigem as atividades de vários departamentos, como recursos humanos e vendas.
  • Diretores de sustentabilidade: abordam questões de sustentabilidade e supervisionam a estratégia corporativa para essa área. Por exemplo, podem gerenciar programas ou políticas relacionadas a questões ambientais e garantir a conformidade da organização às regulamentações relacionadas.
  • Gerentes gerais e de operações: supervisionam operações variadas demais para serem classificadas em apenas uma área da administração. Suas responsabilidades podem incluir formular políticas, gerenciar operações diárias e planejar o uso de materiais e recursos humanos. Eles fazem cronogramas de pessoal, atribuem trabalho e asseguram que os projetos sejam concluídos. Em algumas organizações, as tarefas dos gerentes gerais e operacionais podem equivaler às de diretores executivos.

 

Fonte: US Bureau of Labor Statistics 2016-17 – Occupational Outlook Handbook Top Executive.

 

NOVIDADE FBMG

Você poderá concluir sua segunda graduação cursando Ciências Contábeis na Faculdade Batista de Minas Gerais. A maioria dos alunos leva de um ano e meio e dois anos para completar outra graduação. Candidatos aos cursos de Administração e Ciências Contábeis poderão, em um período de cinco anos e meio a seis anos, obter as duas titulações sem perder a qualidade da FBMG.