Cursos

Ciências Contábeis

cc

 

O CURSO

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Batista de Minas Gerais – FBMG é projetado para fornecer ao aluno os conhecimentos de contabilidade necessários para ter sucesso como contador profissional. Ele irá proporcionar-lhe uma experiência de aprendizagem envolvente que o(a) transformará em um profissional promissor e preparado para atuar em empresas de todos os tamanhos, inclusive na economia global. O curso oferece educação superior com professores competentes que apoiam as aspirações profissionais dos seus alunos.

O currículo do curso de Ciências Contábeis da FBMG incorpora a aprendizagem ativa em seu ensino. Esta abordagem vai além de preparar os alunos com conteúdos técnicos da contabilidade, enfatizando o trabalho em equipe, a pesquisa profissional de questões de contabilidade e as habilidades de comunicação. O aluno desenvolve assim as habilidades necessárias (analíticas, de pensamento crítico e de resolução de problemas) para se tornar altamente competitivo no mercado, além de trabalhar bem em um ambiente de equipe. Ele saberá lidar diretamente com análise de orçamentos, departamento financeiro, contabilidade gerencial, apuração de impostos, auditoria e muito mais em todos os tipos de indústrias, empresas comerciais e de serviços, podendo ainda ter seu próprio escritório contábil.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Batista de Minas Gerais é reconhecido pelo MEC, com nota 3 no Enade, e estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2016 (GE Profissões Vestibular 2017).

E mais: para lhe dar a oportunidade de vivenciar, ainda enquanto estudante, o que é ser um contador, a Faculdade Batista oferece:

  • Batista Consultoria Júnior – uma empresa, totalmente gerida pelos alunos, que presta serviços de consultoria nas áreas de gestão e contabilidade de pequenas e médias empresas.
  • Parcerias com importantes empresas e entidades para estágios e extensão.
  • Fóruns Acadêmicos – debates de temas atuais e interessantes, agregando valor na formação.
  • Visitas técnicas e simulações de empresas reais.

 

CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO

Ao se formar, você poderá atuar como contador e auditor, preparando e examinando registros financeiros, de modo a garantir que eles sejam precisos e que os impostos sejam pagos corretamente e no tempo. Poderá avaliar operações financeiras e trabalhar para ajudar a garantir que as organizações funcionem com eficiência.

Trata-se de um mercado bastante promissor, com uma previsão de crescimento de 11% até 2024, o que está acima da média das demais ocupações. Em geral, espera-se que o crescimento do emprego para contadores e auditores esteja intimamente ligado à saúde da economia em geral. À medida que a economia cresce, mais trabalhadores devem ser necessários para preparar e examinar os registros financeiros. E quando mais regulado o ambiente de negócios estiver, mais fortemente ele impulsionará a demanda por mais contadores e auditores que preparem e examinem todos os tipos de documentos financeiros.

Há inúmeras opções para trabalhar com Contabilidade, e muitas maneiras de iniciar sua carreira. Pessoas altamente motivadas podem atingir altas posições e postos em grandes empresas.

 

Aqui estão algumas possíveis colocações no mercado de trabalho:
  • Contabilistas e auditores – preparam e examinam registros financeiros.
  • Avaliadores de imóveis – fornecem uma estimativa do valor dos imóveis, normalmente antes de ser vendido, financiado, tributado, segurado ou desenvolvido.
  • Analistas de orçamento – auxiliam instituições públicas e privadas a organizar suas finanças. Preparam relatórios orçamentários e monitoram as despesas institucionais.
  • Analistas de custos – coletam e analisam dados para estimar tempo, dinheiro, materiais e mão de obra necessários para fabricar um produto, construir um edifício ou fornecer um serviço. Geralmente especializam-se em determinado produto ou indústria.
  • Analistas financeiros – fornecem orientação para empresas e indivíduos que tomam decisões de investimento. Avaliam o desempenho de ações, títulos e outros tipos de investimentos.
  • Auditores financeiros – garantem o cumprimento das leis que regem as instituições financeiras e suas transações. Revisam balanços, avaliam o nível de risco dos empréstimos e avaliam a gestão dos bancos.
  • Especialistas em relações de trabalho – interpretam e administram contratos de trabalho em questões como salários e benefícios, saúde, pensões e práticas sindicais e de gestão.
  • Analistas de gestão – frequentemente chamados de “consultores de gestão”, propõem maneiras de melhorar a eficiência de uma organização. Aconselham gestores sobre como tornar as organizações mais rentáveis por meio da redução de custos e do aumento das receitas.
  • Consultores financeiros pessoais – ajudam indivíduos no gerenciamento de suas finanças, fornecendo conselhos sobre investimentos, seguros, financiamentos, planejamento imobiliário, impostos e aposentadoria.
  • Especialistas em tributos e agentes da Receita Federal – asseguram que os governos federal, estadual e municipal recolham os impostos de empresas e cidadãos. Ajudam também as empresas com planejamento tributário. Revisam declarações fiscais, realizam auditorias, identificam impostos devidos, orientam sobre os recolhimentos devidos, e muito mais.
  • Peritos contábeis – O perito contábil contratado pelas partes ou indicado por um juiz para fazer laudos sobre um determinado caso é essencial para a solução de litígios na Justiça, principalmente na parte de revisão de encargos financeiros contra bancos, inclusive referentes ao Sistema Financeiro Habitacional, e demais questões como leasing, condomínios, entre outros.

 

Fonte: US Bureau of Labor Statistics 2016-17 – Occupational Outlook Handbook Top Executive.

 

NOVIDADE FBMG

Você poderá concluir sua segunda graduação cursando Administração na Faculdade Batista de Minas Gerais. A maioria dos alunos leva de um ano e meio e dois anos para completar outra graduação. Candidatos aos cursos de Administração e Ciências Contábeis poderão, em um período de cinco anos e meio a seis anos, obter as duas titulações sem perder a qualidade da FBMG.