Graduação

O Processo Seletivo da Faculdade Batista de Minas Gerais consiste em um procedimento que tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato que aspira a se formar nesta Instituição de Educação Superior (IES), tanto para a modalidade presencial quanto a distância. Estão abertas inscrições para os cursos de Teologia na modalidade presencial ou EaD e também para Direito.

Uma das mais tradicionais formas de ingresso nas Instituições de Ensino é por meio de vestibular, destinado ao candidato que busca curso de graduação superior e que tenha certificado de conclusão do Ensino Médio. Este candidato passa por uma avaliação de seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Matemática e Redação.

As provas presenciais acontecem nas instalações à Rua Varginha, nº 630, no bairro Floresta. O interessado dispõe do prazo máximo de 2 (duas) horas para concluir e entregar a prova. Há uma tolerância de 20 minutos para possíveis atrasos.

Na Faculdade Batista de Minas Gerais, o candidato tem a opção de agendar o horário e o período de sua prova presencial. O período disponível vai do dia 5 de outubro de 2017 até o dia 19 de fevereiro de 2018, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h ou das 19h às 21h.

Para as provas online, o próprio candidato deverá se preparar e reservar um horário e local adequado para a realização da mesma.

O candidato que participar do processo seletivo online na modalidade a distância deverá:

  1. Realizar a inscrição a partir do link disponível na página do curso escolhido,
  2. Quando solicitada, indicar a opção “Processo Seletivo Prova Online”;
  3. Gerar o boleto e efetuar o pagamento da taxa na rede bancária ou nas casas lotéricas;
  4. Aguardar a liberação da prova na plataforma, após compensação bancária;
  5. Fazer a prova online no horário e local escolhido pelo candidato.

A prova terá a duração máxima de duas horas. Transcorrido esse prazo, o sistema fechará automaticamente.

O resultado do processo seletivo da Faculdade Batista será enviado por SMS, com orientações sobre como obter informações sobre as notas das várias etapas de avaliação. O candidato poderá obter o resultado através do link  crm.redebatista.edu.br

A forma de ingresso por Análise de Currículo da Faculdade Batista de Minas Gerais compõe-se em duas etapas.

Primeira etapa: prova de redação, no valor de 50 pontos, em data a agendar conforme sua disponibilidade. O período disponível vai do dia 5 de outubro de 2017 até o dia 19 de fevereiro de 2018, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h ou das 19h às 21h.

Segunda etapa: o Coordenador do curso escolhido pelo candidato realiza uma análise do curriculum vitae do candidato, avaliando experiência profissional na área de atuação em questão, documentos e certificado de conclusão do Ensino Médio.

Candidato que deseja ingressar na Faculdade Batista de Minas Gerais usando a nota do Enem de 2015, 2016 e 2017 deve apresentar média igual ou superior a 50% da nota atribuível, tanto na prova objetiva quando na redação, sendo de sua responsabilidade a apresentação dos resultados no ato da matrícula.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) seleciona estudantes para a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Serviço Social entrará em contato pelos meios eletrônicos de comunicação com todos os pré-selecionados às bolsas do ProUni, a fim de agendar as entrevistas. No ato da entrevista, o candidato deverá entregar cópias simples dos documentos, acompanhadas dos originais de todos os membros do grupo familiar, conforme edital do ProUni.

O atendimento do Serviço Social é: Rua Ponte Nova, 665, de 8h às 16h, de segunda a sexta.

Fique atento para a primeira chamada. Não serão oferecidas novas turmas para os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração.

Para o candidato que já possui diploma de graduação, o processo para obtenção de uma nova graduação se dá em duas etapas.

Primeira etapa: prova de redação, no valor de 50 pontos, em data a agendar conforme sua disponibilidade. O período disponível vai do dia 5 de outubro de 2017 até 31 de janeiro de 2018, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h ou das 19h às 21h.

Segunda etapa: análise da documentação feita pela coordenação do curso escolhido, que expedirá então um parecer sobre a equivalência dos estudos realizados.

Documentos a apresentar (originais ou cópias autenticadas)

  • Histórico Escolar do curso superior já finalizado, informando notas e carga horária das disciplinas aprovadas;
  • Diploma de graduação;
  • Programa das disciplinas do curso para aproveitamento de estudos;

O aluno que estiver cursando em outra IES uma graduação na mesma área de conhecimento poderá obter transferência para a Faculdade Batista de Minas Gerais mediante avaliação em duas etapas.

Primeira etapa: prova de redação, no valor de 50 pontos, em data a agendar de acordo com sua disponibilidade. O período disponível vai 5 de outubro de 2017 até o dia 19 de fevereiro de 2018, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h ou das 19h às 21h.

Segunda etapa: análise da documentação feita pela coordenação do curso escolhido, que expedirá então um parecer sobre a equivalência dos estudos realizados.

O ex-aluno da Faculdade Batista de Minas Gerais que se afastou por motivo particular e não realizou o trancamento do curso pode conseguir seu retorno passando por estas quatro etapas.

– Primeira etapa: análise de regularidade, para verificar possíveis pendências do aluno com os seguintes setores da faculdade:

  • Biblioteca – materiais não devolvidos e/ou débitos relativos a atrasos de empréstimos;
  • Financeiro – falta de pagamento de mensalidades ou quaisquer outras taxas e negociações com a Faculdade;
  • Secretaria – Irregularidade em documentação obrigatória.

– Segunda etapa: prova de redação, no valor de 50 pontos, a ser agendada conforme sua disponibilidade. O período disponível vai do dia 5 de outubro de 2017 até o dia 19 de fevereiro de 2018, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h ou das 19h às 21h.

– Terceira etapa: entrevista com o coordenador do curso escolhido para deliberar a respeito do retorno à Faculdade, observando ainda a adequação de matérias já cursadas ao plano curricular vigente.

Caso o aluno queira reingressar em um novo curso, desde que pertencente à mesma área de conhecimento, fará a entrevista com o coordenador do curso escolhido, com registro de ciência do coordenador do antigo curso.

– Quarta etapa: deferimento da vaga para o período correspondente do curso uma vez liberado o resultado do processo seletivo.

Pós Graduação

O processo para ingressar em um curso de pós-graduação é simples e composto de apenas 7 etapas:

  1. Faça sua inscrição a partir do link disponibilizado na página do curso escolhido.
  2. Em seguida você receberá um e-mail de confirmação;
  3. Entregue os documentos solicitados (na página do curso) ao Centro de Atendimento ao Aluno – CAA da Faculdade Batista de Minas Gerais. Se preferir, faça download, preencha o formulário Requerimento Expresso e envie junto aos demais documentos solicitados, para o endereço eletrônico: requerimentoonline@redebatista.edu.br;
  4. Se você possui algum convênio ou é ex-aluno da Faculdade Batista, faça o download do Requerimento Expresso, preencha o formulário e solicite seu desconto. Envie esse requerimento junto aos demais documentos solicitados para matrícula.
  5. Após conferência dos documentos enviados, você receberá um e-mail de retorno do CAA;
  6. A Faculdade Batista de Minas Gerais enviará outro e-mail comunicando o status de sua pré-matrícula, o número do Registro Acadêmico -RA (que deverá ser usado como login) e a senha provisória (123456) para acesso a Área do Aluno;
  7. Para efetivar sua matrícula é necessário realizar o pagamento do boleto bancário, disponível em Área do Aluno –  aluno.redebatista.edu.br informando o login: (RA) e a senha provisória.  O boleto poderá ser pago nas redes bancárias e casas lotéricas até o vencimento. Depois do pagamento da primeira parcela, sua matrícula estará efetivada.

Extensão

Os cursos de extensão da Faculdade Batista de Minas Gerais têm como objetivo oferecer aos estudantes a atualização de seus conhecimentos e reforçar suas redes de contato no mercado de trabalho. Esta oferta vale tanto para graduados quanto para não graduados, sejam eles estudantes de instituição de educação superior – IES ou não.

A extensão universitária não tem como pré-requisito a graduação prévia em curso superior.

A forma de ingresso se dá através de inscrição pelo link disponibilizado na página de cada curso, com confirmação após o pagamento de taxa de inscrição e entrega de documentos, quando exigidos.

Disciplinas Isoladas

Cursar uma disciplina isolada é uma ação permitida ao estudante que concluiu o ensino médio e que esteja cursando um curso de graduação na Faculdade Batista de Minas Gerais ou em outra instituição de educação superior.

  1. O candidato poderá selecionar e matricular-se em, no máximo, três disciplinas que tem interesse em cursar.
  2. A matrícula é efetivada sem exigência do processo seletivo, desde que haja a disponibilidade de vagas na disciplina desejada e o aceite da coordenação do curso de graduação da área de interesse.
  3. Para ingressar e cursar uma ou mais disciplinas isoladas, o primeiro passo do candidato é entrar em contato com a Faculdade e solicitar uma entrevista com o coordenador do curso da área de interesse.
  4. Com o aceite da coordenação e verificação de vaga disponível, o candidato deverá trazer os documentos solicitados pelo Centro de atendimento ao Aluno. – CAA.