Graduação

O Processo Seletivo da Faculdade Batista de Minas Gerais consiste em um procedimento que tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato que aspira a se formar nesta Instituição de Educação Superior (IES), tanto para a modalidade presencial quanto a distância. Estão abertas inscrições para os cursos de Teologia na modalidade presencial ou EaD e também para Direito.

Uma das mais tradicionais formas de ingresso nas Instituições de Ensino é por meio de vestibular, destinado ao candidato que busca curso de graduação superior e que tenha certificado de conclusão do Ensino Médio. Este candidato passa por uma avaliação de seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Matemática e Redação.

As provas presenciais acontecem nas instalações da Faculdade Batista de Minas Gerais – Instituição de Ensino Superior, situada na Rua Varginha, 630 – Floresta – Belo Horizonte – MG – Cep: 31.110-130, recredenciada pela portaria MEC Nº 695 de 28/05/2012, torna pública a abertura das inscrições para as diferentes modalidades do Processo Seletivo, FBMG / 2018.2, destinadas ao preenchimento de vagas para os cursos de graduação em Direito e Teologia.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo já podem ser feitas através do site entre o período de 18/04/2018 à 31/07/2018.

As provas serão realizadas presencialmente de 18/04/2018 à 31/07/2018, de segunda a sexta-feira, nos horários de 14h, 16h e 19h.

O(a) candidato(a) deverá, no ato da inscrição, definir a data e horário desejados para realização da sua prova.

Para as provas online, o próprio candidato deverá se preparar e reservar um horário e local adequado para a realização da mesma.

A taxa de inscrição para qualquer uma das modalidades de ingresso, no valor de R$ 30,00, poderá ser revertida em doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues no dia da avaliação agendada.

O candidato que participar do processo seletivo online na modalidade a distância deverá:

  1. Realizar a inscrição a partir do link disponível na página do curso escolhido;
  2. Quando solicitada, indicar a opção “Processo Seletivo Prova Online”;
  3. Aguardar a liberação da prova na plataforma, após compensação bancária;
  4. Fazer a prova online no horário e local escolhido pelo candidato.

A prova terá a duração máxima de duas horas. Transcorrido esse prazo, o sistema fechará automaticamente.

O(a) candidato(a) classificado(a) para ingresso na IES poderá ser comunicado(a) da sua aprovação, por e-mail, sms, ou ligação telefônica. O candidato (a) poderá também fazer contato com o CAA – Centro de Atendimento ao Aluno pelo e-mail caa@redebatista.edu.br ou pelos telefones (31) 3429-7232 / 3429-7251 para conhecimento a respeito da sua aprovação.

Para maiores informações, consulte os editais abaixo de acordo com a modalidade.

Esta forma de ingresso privilegia a prévia atuação prática e profissional do(a) candidato(a) no campo da graduação escolhida.

Constará de uma entrevista com o(a) coordenador(a) do curso e análise de curriculum vitae, no valor de 50 (cinquenta) pontos, dando-se maior valor à experiência profissional do(a) candidato(a).

Além da análise de currículo, o(a) candidato(a) precisará fazer uma redação, no valor de 50 (cinquenta) pontos.

Documentos necessários para participação no processo seletivo:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de inscrição;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia;

Consta da análise e ordenação decrescente dos candidatos que obtiverem média igual ou superior a 60% no valor da nota máxima atribuível na prova objetiva e na redação do Enem.
É responsabilidade do(a) candidato(a) a apresentação do seu resultado no ato da matrícula.

O (a) candidato(a) que optar pela participação no Processo Seletivo utilizando a nota do Enem terá seu aproveitamento consultado no órgão competente.

Documentos necessários para participação no processo seletivo:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de pontuação no Enem (serão aceitas notas de Enem dos anos 2015 a 2017);
  • Comprovante de inscrição.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) seleciona estudantes para a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Serviço Social entrará em contato pelos meios eletrônicos de comunicação com todos os pré-selecionados às bolsas do ProUni, a fim de agendar as entrevistas. No ato da entrevista, o candidato deverá entregar cópias simples dos documentos, acompanhadas dos originais de todos os membros do grupo familiar, conforme edital do ProUni.

O atendimento do Serviço Social é: Rua Ponte Nova, 665, de 8h às 16h, de segunda a sexta.

Fique atento para a primeira chamada. Não serão oferecidas novas turmas para os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração.

A modalidade de obtenção de novo título consta de análise da documentação abaixo relacionada quanto à equivalência dos estudos em outro curso superior e da disponibilidade de vagas no período ao qual o (a) candidato (a) melhor se adaptar.
Além da análise de currículo, o(a) candidato(a) precisará fazer uma redação, no valor de 50 (cinquenta) pontos.

Documentos necessários para participação no processo seletivo:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de inscrição;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia;
  • Diploma do curso superior autenticado para a matrícula;
  • Plano de ensino (ementas) de todas as disciplinas cursadas, com assinatura e carimbo da instituição de origem;
  • Histórico escolar da graduação com carga horária, créditos e status de cada disciplina. (Este documento tem que ser original com assinatura e carimbo da instituição de origem).

TRANSFERÊNCIA EXTERNA.
Está modalidade recebe alunos(as) de outra Instituição de Ensino Superior do país.
Consiste em análise da documentação acadêmica descrita abaixo, disponibilidade da vaga para o período ao qual o(a) aluno(a) melhor se adapte e compatibilidade de área do conhecimento e modalidade de ensino do curso de origem (graduação / bacharelado em Direito e Teologia).
Além da análise de currículo, o(a) candidato(a) precisará fazer uma redação, no valor de 50 (cinquenta) pontos.

Documentos necessários para participação no processo seletivo

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de Inscrição;
  • Declaração de vínculo na instituição de origem;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia;
  • Plano de ensino (ementas) de todas as disciplinas cursadas, com assinatura e carimbo da instituição de origem;
  • Histórico escolar da graduação com carga horária, créditos e status de cada disciplina. (Este documento tem que ser original com assinatura e carimbo da instituição de origem).

A modalidade de reingresso destina-se a ex-alunos(as) da Faculdade Batista de Minas Gerais.

O Processo Seletivo consiste nas três etapas a seguir:

  • 1ª: Análise da regularidade do(a) candidato(a) junto à Biblioteca, ao Departamento Financeiro e à Secretaria.
  • 2ª: Entrevista com o(a) coordenador(a) do curso, que deliberará a respeito de seu retorno à Faculdade, observando ainda adequação do(a) aluno(a) ao plano curricular vigente.
  • 3ª: Redação no valor de 50 pontos.

Documentos necessários para participação no processo seletivo 2018/2

  • Ficha cadastral de matrícula para atualização do cadastro;
  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de inscrição;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia.

Pós Graduação

O processo para ingressar em um curso de pós-graduação é simples e composto de apenas 7 etapas:

  1. Faça sua inscrição a partir do link disponibilizado na página do curso escolhido.
  2. Em seguida você receberá um e-mail de confirmação;
  3. Entregue os documentos solicitados (na página do curso) ao Centro de Atendimento ao Aluno – CAA da Faculdade Batista de Minas Gerais. Se preferir, faça download, preencha o formulário Requerimento Expresso e envie junto aos demais documentos solicitados, para o endereço eletrônico: requerimentoonline@redebatista.edu.br;
  4. Se você possui algum convênio ou é ex-aluno da Faculdade Batista, faça o download do Requerimento Expresso, preencha o formulário e solicite seu desconto. Envie esse requerimento junto aos demais documentos solicitados para matrícula.
  5. Após conferência dos documentos enviados, você receberá um e-mail de retorno do CAA;
  6. A Faculdade Batista de Minas Gerais enviará outro e-mail comunicando o status de sua pré-matrícula, o número do Registro Acadêmico -RA (que deverá ser usado como login) e a senha provisória (123456) para acesso a Área do Aluno;
  7. Para efetivar sua matrícula é necessário realizar o pagamento do boleto bancário, disponível em Área do Aluno –  aluno.redebatista.edu.br informando o login: (RA) e a senha provisória.  O boleto poderá ser pago nas redes bancárias e casas lotéricas até o vencimento. Depois do pagamento da primeira parcela, sua matrícula estará efetivada.

Extensão

Os cursos de extensão da Faculdade Batista de Minas Gerais têm como objetivo oferecer aos estudantes a atualização de seus conhecimentos e reforçar suas redes de contato no mercado de trabalho. Esta oferta vale tanto para graduados quanto para não graduados, sejam eles estudantes de instituição de educação superior – IES ou não.

A extensão universitária não tem como pré-requisito a graduação prévia em curso superior.

A forma de ingresso se dá através de inscrição pelo link disponibilizado na página de cada curso, com confirmação após o pagamento de taxa de inscrição e entrega de documentos, quando exigidos.

Disciplinas Isoladas

Cursar uma disciplina isolada é uma ação permitida ao estudante que concluiu o ensino médio e que esteja cursando um curso de graduação na Faculdade Batista de Minas Gerais ou em outra instituição de educação superior.

  1. O candidato poderá selecionar e matricular-se em, no máximo, três disciplinas que tem interesse em cursar.
  2. A matrícula é efetivada sem exigência do processo seletivo, desde que haja a disponibilidade de vagas na disciplina desejada e o aceite da coordenação do curso de graduação da área de interesse.
  3. Para ingressar e cursar uma ou mais disciplinas isoladas, o primeiro passo do candidato é entrar em contato com a Faculdade e solicitar uma entrevista com o coordenador do curso da área de interesse.
  4. Com o aceite da coordenação e verificação de vaga disponível, o candidato deverá trazer os documentos solicitados pelo Centro de atendimento ao Aluno. – CAA.