Através de sua mantenedora, a Faculdade Batista de Minas Gerais faz parte de uma das maiores redes de ensino privado em Minas Gerais.

A Faculdade Batista de Minas Gerais faz parte de uma história centenária de ensino e identifica a educação com o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais de modo proativo, crítico e ético. A instituição valoriza a formação do educando em dimensão integral, fundamentada em princípios e valores cristãos. A instituição objetiva proporcionar um ambiente proveitoso e um de processo ensino-aprendizagem eficaz, constantemente avaliado e aprimorado.

Por meio da prática, a faculdade desafia o estudante universitário a encontrar respostas para os seus anseios de realização, a tomar o controle de sua vida e da direção de sua carreira, a construir um sistema de valores no qual a ética e a cidadania sejam os pilares básicos. Os planos de ensino contemplam os conteúdos, os conceitos e as técnicas que irão proporcionar ao estudante a aquisição das habilidades e competências necessárias à sua profissionalização.

Com sede no câmpus Floresta da Rede Batista de Educação, a Faculdade Batista de Minas Gerais possui uma excelente estrutura, compartilha uma biblioteca central atualizada e variada, além do vasto conteúdo do Acervo Digital, que pode ser acessado à distância. A Faculdade Batista de Minas Gerais também compartilha dos mesmos valores de sua mantenedora, a centenária Rede Batista de Educação.

Educação Presencial

A educação presencial refere-se ao formato em que os professores estão em contato direto com os estudantes durante as aulas. Nesta modalidade, todo o conteúdo do curso é transmitido por meio de aulas expositivas ou trabalhos em grupos, apresentações ou participações em seminários ou outras atividades em que os estudantes e professores estão fisicamente juntos. A principal característica do ensino das disciplinas pertencentes à modalidade de educação presencial da Faculdade Batista de Minas Gerais é o ambiente físico onde alunos e professores se reúnem, diariamente, com horários de aula fixos no mesmo turno do curso. As aulas, atividades e avaliações são realizadas presencialmente em salas ou laboratórios. A frequência do aluno é contabilizada pela sua presença em sala de aula e, para obter aprovação, o aluno precisa não somente atingir a média exigida, mas também ter pelo menos 75% de frequência.

Educação Semipresencial

A forma pedagógica e curricular dos cursos superiores da Faculdade Batista de Minas Gerais inclui também a oferta de disciplinas do currículo na modalidade semipresencial. Atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial são centradas na autoaprendizagem, mediada por recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota. As disciplinas da modalidade semipresencial podem ser aproveitadas de forma integral ou parcial, desde que esta modalidade não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.  As avaliações deste tipo de disciplina serão presenciais.  Entende-se por tutoria a disponibilidade de docentes qualificados em nível compatível ao previsto no projeto pedagógico do curso, com carga horária específica para os momentos presenciais e a distância.

Educação a Distância

A educação a distância – EAD caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, na qual alunos e professores estão separados física e/ou temporalmente. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação superior. A Faculdade Batista utiliza uma das melhores tecnologias para estruturar seu A.V.A. (Ambiente Virtual de Aprendizagem), conhecida como plataforma Moodlerooms disponível para os alunos através do link ava.redebatista.edu.br.

Órgãos da Faculdade:

Integrada a Rede Batista de Educação, a Direção Superior é presidida pela direção da Faculdade Batista de Minas Gerais e, em sua ausência ou impedimento, por um dos membros por ela indicado.

O Conselho Acadêmico é o órgão normativo, Consultivo e Deliberativo Superior em matéria acadêmica, pedagógica e/ou científica. O Conselho Acadêmico é formado pelos coordenadores dos cursos oferecidos pela faculdade, pela direção e pela Secretária-Geral.

A Coordenação pedagógica tem como objetivo melhorar as práticas dos professores na formação continuada da instituição com a proposta de equilibrar, hierarquizar propostas e competências pedagógicas.

A Secretaria-Geral, representada pela secretária-geral e acadêmica, é o órgão administrativo superior em matéria de registro e controle acadêmico.  Registro Acadêmico – apoiado pelo Centro de Atendimento ao Aluno – CAA, cuida da vida acadêmica do estudante e estará autorizado a receber requerimentos ou quaisquer outros documentos de caráter acadêmico-administrativo.

O Colegiado é o órgão superior consultivo, deliberativo e recursal, em última instância, relativo à matéria acadêmica, pedagógica e/ou científica concernente ao curso.

A Coordenação do Curso, representada pelo coordenador; é o órgão executivo e recursal, em primeira instância, concernente a matéria acadêmica, pedagógica e/ou científica do curso.