Parte da centenária Rede Batista de Educação, a Faculdade Batista de Minas Gerais iniciou as atividades em 1999 no Bairro Colégio Batista.

Hoje além da graduação, a Faculdade Batista de Minas Gerais oferece diversos cursos de pós-graduação e extensão.

O curso de graduação em Teologia, tanto na modalidade presencial como a distância, forma vocacionados para atuar em igrejas e ministérios pastorais. O curso é voltado também aos que desejam atuar no terceiro setor, empresas públicas e privadas com a espiritualidade cristã e no desenvolvimento de projetos e atividades na área social. Além disso, ainda há a possibilidade de exercer capelania em ambiente empresarial, escolar, militar, prisional e hospitalar.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Batista formam profissionais aptos a desenvolver uma ampla compreensão do seu contexto, seus objetivos e suas áreas funcionais subjacentes, como marketing, gestão, produção, finanças, contabilidade gerencial, apuração de impostos, auditoria, análise de orçamentos, e outras.

Os egressos habilitados podem assumir funções estratégicas nas empresas ou tornar-se grandes empreendedores, executivos de negócios para trabalhar na administração de escritórios ou em  gerenciamento de operações.

O curso de Direito forma profissionais de alta performance na área jurídica, preparados por professores renomados do mercado para o exercício da profissão, aprovação em concursos públicos e no exame da OAB.

Aos alunos deste curso, a Faculdade Batista de Minas Gerais disponibiliza o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica, elogiado pela OAB-MG como escritório-modelo na região metropolitana de Belo Horizonte.

A educação superior envolve os processos formativos que se desenvolvem tanto na vida familiar como no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, além das manifestações culturais. A Faculdade Batista de Minas Gerais tem como finalidade proporcionar essa educação pelo estímulo à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, formando profissionais nas diferentes áreas de conhecimento aptos à inserção no mercado de trabalho e à participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e também colaborar com a formação continuada.

A Faculdade Batista de Minas Gerais incentiva o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura. Também promove a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem o patrimônio da humanidade. A instituição de ensino informa o saber por meio do ensino e de publicações, estimula o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à população por diversos projetos de seu programa de responsabilidade social.

Baseado na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino da Faculdade Batista de Minas Gerais é ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, com pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. A busca pela valorização da experiência extracurricular, do trabalho e das práticas sociais é a garantia do padrão de qualidade. O respeito à liberdade, apreço à tolerância e consideração com a diversidade étnico-racial são firmados nos princípios cristãos.