O CEAP tem por finalidade avaliar, controlar e propor aperfeiçoamento aos contratos de estágios dos alunos da Faculdade Batista de Minas Gerais

A interação dos conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação e o desempenho das atividades técnico-profissionais são imprescindíveis para a integralização do aprendizado. Essa interação é realizada por meio das atividades que constituem o estágio acadêmico, seja o estágio obrigatório (sem o qual o estudante não se gradua) seja o estágio não obrigatório. Portanto, em algum momento da vida acadêmica o estudante deverá participar de atividades que compõem o estágio.

Dada, pois, a relevância do estágio acadêmico, a Faculdade Batista de Minas Gerais constituiu um órgão interno, o Centro de Estágio e Aperfeiçoamento Profissional – CEAP, que tem por finalidade avaliar, controlar e propor aperfeiçoamento aos contratos de estágios que os estudantes da faculdade mantêm com empresas, associações, entidades públicas e outros concedentes (de estágios acadêmicos). Isso quer dizer que todos os estudantes da Faculdade Batista de Minas Gerais, quando necessitarem, em algum momento em suas carreiras acadêmicas, de participarem de programas de estágios, podem contar com a atuação do CEAP.

Regras básicas e documentos para a formalização do estágio acadêmico

Para fazer o estágio acadêmico (obrigatório ou não obrigatório) de maneira regular, o estudante deverá cumprir as regras da Resolução 03/2013 (“Nova Resolução de Estágios da FBMG”) cujo texto está disponível para download.

O candidato ao estágio deve providenciar sua regularização e preencher as vias de cada um dos documentos, também disponíveis para download (os links também estão ao lado) assinar e colher as assinaturas das instituições cedentes. Os documentos para estágio são os seguintes:

  • Termo de Convênio (02 vias originais e assinadas);
  • Plano de Estágio (03 vias originais e assinadas);
  • Termo de Compromisso de Estágio (03 vias originais e assinadas, que pode ser obrigatório ou não obrigatório);
  • Cópia da apólice do seguro estágio.

O candidato à regularização do estágio, por meio da Declaração de Estágio Obrigatório para estudantes que trabalham na área equivalente ao curso, deve preencher as vias dos documentos, também disponíveis para download, assinar e colher as assinaturas das instituições cedentes. Os documentos para essa modalidade são os seguintes:

  • Declaração de Estágio Obrigatório para alunos que trabalham (03 vias originais e assinadas);
  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, CTPS, (nas páginas que identificam o empregador e nas páginas iniciais que identificam o empregado);
  • Declaração feita em papel timbrado da empresa, que conste as atividades exercidas pelo empregado.

Depois de preenchidas as vias de cada um dos documentos, o estudante deverá obter as assinaturas dos responsáveis pelo estágio e protocolar os documentos no Registro Acadêmico, no prazo mínimo de 05 (cinco) dias úteis antes do início do estágio.

Maria Aparecida Vidigal Azevedo
Coordenação do CEAP
prof.mariavidigal@redebatista.edu.br

Downloads