O Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) foi criado para organizar as atividades educacionais no Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA).

O NEAD disponibiliza políticas de acesso, acompanhamento e avaliação, fornecendo suporte e material didático em formato digital para as disciplinas semipresenciais e a distância ministradas através do AVA – ava.redebatista.edu.br.

A Faculdade Batista de Minas Gerais conta com profissionais especializados para dar suporte tecnológico no acesso às disciplinas semipresenciais e a distância e no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via plataforma Moodlerooms. Para tais funções, o Nead conta com o suporte técnico (helpdesk).

Principais atribuições do helpdesk: Prestar suporte técnico aos estudantes e aos professores tutores no que tange à resolução de problemas técnicos de informática, telefonia e/ou tecnologias de informação em geral relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Tutoria – Suporte Técnico *
nead.tutoria@redebatista.edu.br
(31) 3429-7256 ou (31) 3429-7361
Atendimento: segundas as sextas de 14h as 22h.

* A equipe de suporte NÃO atua no esclarecimento de dúvidas referentes ao conteúdo das disciplinas. Nestas situações, o estudante deverá solicitar apoio ao professor tutor.

Em geral, o professor autor também pode atuar como tutor, mas não necessariamente. O professor tutor é responsável por mediar o processo pedagógico junto a estudantes geograficamente distantes. Sua principal atribuição é esclarecer dúvidas por meio de fóruns de discussão, chat e/ou e-mail.

O professor tutor tem também a responsabilidade de promover espaços de construção coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e sustentação teórica aos conteúdos e conduzir os processos avaliativos de ensino-aprendizagem. Este profissional responde pela condução dos encontros presenciais e incentiva o aluno a participar das atividades síncronas e assíncronas.

O documento Referenciais de Qualidade do MEC para Educação Superior a Distância (MEC, 2007, p.21) define o tutor como: “[…] um dos sujeitos que participa ativamente da prática pedagógica. Suas atividades desenvolvidas a distância e/ou presencialmente devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico”.

*O aluno recebe a identificação dos professores tutores de cada uma das disciplinas do período matriculado dentro da plataforma do AVA.