Os robôs estão cada vez mais presentes no dia a dia dos seres humanos, seja nas fábricas, ocupando funções como operários; ou na vida cotidiana, facilitando a rotina de quem precisa. Mas, a robótica tem também um papel importante na educação desde a iniciação infantil e pode ser uma ponte importante para o ensino de outras disciplinas ou mesmo ser ensinada de forma isolada.

Para falar desse assunto, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2018, o Colégio Batista Mineiro convidou o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Sua palestra “Educação, ciências e tecnologia para um futuro melhor no planeta” abordou temas de extrema relevância e interesse dos alunos. O Colégio encerrou o segundo dia de palestra com o astronauta brasileiro, que falou para um público de mais de 1000 pessoas sobre sua trajetória profissional, bem como a importância da tecnologia e da robótica.

História sólida

O Colégio Batista Mineiro tem uma história consolidada com a disciplina de Robótica, que faz parte do currículo escolar na unidade Uberlândia (MG) desde 2008. Em 2017, um grupo de alunos, equipe Metroid, foi sagrada campeã brasileira de Robótica em torneio realizado pela World Robot Olympiad (WRO), a maior organização de torneios mundiais de Robótica. Em novembro do mesmo ano, classificados para a final, os mesmos estudantes, Arthur Martins Santos, Otávio Almeida e José Artur Moscoso, representaram o Brasil no WRO, torneio mundial de robótica, realizado na Costa Rica.

No Ministério da Educação (MEC), não existe diretriz específica sobre a inserção da tecnologia na educação básica. Geralmente, as escolas contratam empresas especializadas e oferecem a matéria como atividade extracurricular, no contraturno. É o caso do Colégio Batista Mineiro que, a partir de 2018, oferece a disciplina de forma extracurricular, no contraturno, em todas as suas unidades educacionais, tanto em Belo Horizonte, quanto no interior do estado de Minas Gerais, em Betim, Uberlândia e Ouro Branco.

O astronauta brasileiro

Marcos Pontes nasceu em São Paulo (SP) e tem 55 anos. É Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista em Missões. Além disso, atualmente trabalha como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional. É empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando com Gagarin”, todos publicados pela editora Chris McHilliard do Brasil.

Assista trechos de como foi a palestra do astronauta Marcos Pontes

Tags: