“Muitas vezes, queremos dar o melhor aos nossos filhos, mas não conseguimos por não conhecê-los”. No primeiro momento, a afirmativa pode parecer distante da realidade das famílias em geral. Afinal, os filhos fazem parte do convívio diário da vida de grande parte dos pais. No último dia 5 de julho, contudo, a apresentadora da Rede Super de Televisão, Márcia Resende, explicou, durante a Escola de Pais do Colégio Batista Mineiro Unidade Buritis, que essa situação é recorrente em muitos lares. O motivo? “Você já deve ter ouvido essa frase: ‘Tem anos que estou casada e parece que não conheço o meu marido’. Isso acontece porque às vezes não nos conhecemos como deveríamos. Por isso, também não temos como conhecer o outro”, afirmou.

Com o tema “Conheça o seu filho e faça a diferença”, Márcia Resende falou aos participantes da Escola de Pais sobre a importância de compreender o perfil de cada filho. Dessa forma, conforme ela, a educação dentro de casa se tornará mais eficaz. Para auxiliar os pais nessa missão de descobrir mais sobre a personalidade dos filhos, a palestrante apresentou um mapeamento de perfil comportamental. De acordo com o mapeamento, existem quatro tipos distintos de temperamentos: comunicador, executor, planejador e analista.

Segundo Márcia, para o melhor desempenho dos filhos, é importante que os pais trabalhem os pontos altos e baixos do temperamento de cada um. “Quando observo que há um extremo no temperamento, como mãe posso ajudar o meu filho a trazer aquilo para o equilíbrio”, ensinou.
Há 16 anos, Márcia apresenta o programa “Sempre Feliz”, da Rede Super de Televisão. Além disso, ela já deu aulas no Colégio Batista, nos Estados Unidos e em várias academias da capital mineira. A apresentadora possui formação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou de vários corais e grupos, gravou CDs e viajou para várias regiões do país e exterior como ministra de louvor.

A Escola de Pais é um programa do Colégio Batista cujo objetivo é debater temas com base nas necessidades das famílias. Dessa forma, o colégio tem contribuído para transmitir aos pais princípios para o melhor desenvolvimento da criança e do adolescente, ao apoiar as famílias no enfrentamento dos problemas cotidianos que trazem preocupação na educação dos filhos.

Tags: