Canto, Instrumentos, Músicalização Infantil, Regência Coral e Orquestral

Técnica vocal e técnica coral

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor(ou cantora). O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista. Os cantores apresentam músicas (canções, árias, recitativos etc.), que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes. Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente. A excelência no canto requer tempo, dedicação, instrução e prática regular. Nesse caso, a voz fica mais clara, forte e maleável. [1] Os cantores profissionais, normalmente, constroem suas carreiras num gênero específico, como erudito ou popular. Ensaiam, constantemente, com professores de canto, pianistas repassadores, “coaches” e regentes, ao longo da carreira.

Fonte: Wikipedia

O “Curso preparatório para vestibular de Música” é direcionado para estudantes que objetivam o ingresso em um curso de Música (licenciatura ou bacharelado) de uma universidade pública ou privada. Este curso tem como objetivo preparar os candidatos de acordo com o conteúdo teórico e prático exigido nestes processos seletivos.  

Preparamos os candidatos para o vestibular na área de licenciatura e bacharelado em instrumentos, canto, regência ou composição para universidades de música do Estado, tais como: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e curso de licenciatura dos Claretianos. 

A maioria desses vestibulares é dividida em duas etapas: a teórica e a prática. Na teoria musical, o aluno participará de aulas que abordarão temas como percepção musical, harmonia, solfejo, ditados, história da música, orquestração e análise musical. Na parte prática, será trabalhada a performance musical, em que os professores abordam questões como postura, linguagem, técnicas do instrumento e o repertório que será exigido no vestibular. Além disso, os estudantes participam de simulados das provas teóricas dos vestibulares e também trabalham aspectos psicológicos, posturais e de concentração, para que tenha o melhor desempenho possível na performance musical perante a banca examinadora do vestibular.  

  • Contrabaixo elétrico
  • Flauta doce
  • Flauta transversal
  • Guitarra elétrica
  • Instrumento musicalizador
  • Instrumentos de cordas friccionadas: violino**, viola, violoncelo e contrabaixo acústico
  • Instrumentos de percussão: Bateria e outros
  • Saxofone
  • *Teclados: Teclado, piano e órgão (popular, erudito e litúrgico)
  • Teoria musical
  • Trompete
  • Violão** (clássico e popular)

*Instrumentos disponíveis para uso do aluno na Escola Batista de Música, e os demais, de uso pessoal, cada aluno deverá trazer o seu próprio instrumento.

**Violão e violino fornecemos instrumentos para as aulas

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.[1] É feita através de atividades lúdicas visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial etc. O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação.

Fonte: Wikipedia

Atue na direção musical de grupos vocais e instrumentais, conduzindo a execução de obras musicais para grupo de instrumentos ou de vozes, ao vivo ou em estúdios de gravação.

A Escola Batista de Música ensina e ensaia grupos instrumentais e/ou vocais, trabalhando com gêneros e estilos musicais e técnicas de regência musical.

Este curso é ideal para estudantes de música de qualquer instrumento, professores dos anos inicias do ensino fundamental, alunos de cursos de licenciatura e magistério, regentes, preparadores vocais, músicos envolvidos ou interessados no trabalho com crianças e jovens.

Matrículas abertas! Informações: (31) 3526-7766.