No Brasil o Programa Ética e Caráter é desenvolvido pela Rede Batista de Educação e representa a sua filosofia confessional colocada em prática.

O Programa Ética e Caráter tem o objetivo de auxiliar instituições que buscam aprimorar o caráter sociocultural de seu público-alvo, baseando seus princípios nas virtudes morais da sociedade contemporânea. Este programa chegou até nós através do Character Training Institute situado na cidade de Oklahoma nos EUA. Além de um trabalho na área de educação, e envolve, também, a área de negócios e a comunidade em geral.

No Brasil esse programa foi reformulado e adaptado à nossa realidade, possuindo três pilares básicos. O Programa Ética e Caráter, desenvolvido pela Rede Batista de Educação representa a sua filosofia confessional colocada em prática. Ele atinge todos os segmentos de nossa Instituição de ensino, desde a Educação Infantil passando pelo Ensino Médio até o Superior.

O Projeto Ética e Caráter desenvolve a implementação de 49 virtudes do caráter no cotidiano da instituição envolvendo todos os seus segmentos.

01.

A ênfase

Este primeiro pilar envolve um trabalho constante com os alunos nas salas de aula, nas assembleias escolares, aplicando a integração das virtudes do caráter aos acontecimentos do dia a dia, com monitoração voluntária em que pessoas da comunidade como pais, avós e influenciadores compartilham os valores enfatizados.

02.

O requerimento

Implica em um tipo de liderança que é referência para os seus liderados, que corrige as ações erradas destacando sempre a raiz do problema. Envolve, via de regra, uma questão de caráter. Busca reforçar diariamente o crescimento da consciência moral ao lembrar aos estudantes ou liderados que cada ação que se realiza revela o caráter.

03.

O reconhecimento

Se faz através do elogio no sentido de valorizar as ações positivas, por meio do reconhecimento público dos chamados bons exemplos, e estudo de vidas humanas que se transformaram em exemplos de bom caráter, tudo isto com o apoio da família. Procura aproveitar os “momentos ensináveis” (situações comuns do cotidiano) para mostrar a importância do bom caráter.