Notícias

Colégio Batista Mineiro em Uberlândia será o Brasil na Robótica Mundial

  • ub_site

A equipe Metroid, do Colégio Batista Mineiro em Uberlândia, foi sagrada campeã brasileira de Robótica em torneio realizado pela WRO – World Robot Olympiad, a maior organização de torneios mundiais de Robótica.

A competição, realizada no sábado, dia 16 de setembro, terminou empatada, e os alunos do Colégio Batista Mineiro demonstraram o diferencial do bom aprendizado em sala de aula, já que o regulamento determina como critério de desempate o tempo de montagem dos robôs.

Enquanto as equipes competidoras terminaram seu desafio em 60 minutos, os alunos do Batista conseguiram seu êxito em apenas 20 minutos, 3 vezes menos tempo que os demais competidores.

Classificada para a final, a ser disputada na Costa Rica entre os dias 10 e 12 de novembro, a equipe Metroid do Colégio Batista Mineiro em Uberlândia representará o Brasil. Neste Mundial, enfrentarão competidores de mais de 60 países e já sentem o grande desafio de representar o Brasil.

A equipe Metroid, composta Arthur Martins Santos, Otávio Almeida e José Artur Moscoso, todos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro, conta como foi a produção e montagem do robô. “Foram 6 semanas focados no trabalho de construção. Dividimos a equipe na montagem e desmontagem, pois sabíamos que a rapidez em montar seria um diferencial, e por isso treinamos muito, além de utilizamos bastante a matemática e a física para chegarmos à conclusão do projeto”, relataram os estudantes, que já decidiram que vão seguir carreira em engenharia.

Desde 2008, robótica é uma disciplina que faz parte do currículo do Batista. De acordo com a professora Suselaine da Fonseca Silva, o desenvolvimento tecnológico do aluno é surpreendente, além da prática do trabalho em equipe e o respeito ao próximo. A disciplina trabalha várias habilidades e fornece um aprendizado que eles levam para a vida toda.

O diretor da unidade em Uberlândia, Jean Sandro Silveira, parabeniza a equipe Metroid pela conquista do primeiro lugar no Torneio Mundial de Robótica – WRO – Etapa Brasil e pela classificação para a disputa do Mundial de Robótica na Costa Rica em novembro.

Assista agora:

Reportagem na íntegra no MGTV (Rede Integração/Rede Globo) com os campeões de robótica do WRO

TV Paranaíba – filiada à TV Record – MANHÃ TOTAL | Melhores alunos premiados no Brasil participam de mundial de robótica