FORMAÇÃO INTEGRAL DE VERDADE


A Escola Batista de Música oferece cinco modalidades de ensino para todas as idades e objetivos musicais

 

TÉCNICA VOCAL E TÉCNICA CORAL

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor(ou cantora).

SAIBA MAIS

VESTIBULAR DE MÚSICA

O “Curso preparatório para vestibular de Música” é direcionado para estudantes que objetivam o ingresso em um curso de Música (licenciatura ou bacharelado) de uma universidade pública ou privada.

SAIBA MAIS
 

INSTRUMENTAL

Bateria, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra elétrica, instrumento musicalizador, instrumentos de cordas friccionadas, saxofone.

SAIBA MAIS

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.

SAIBA MAIS
 

REGÊNCIA CORAL E ORQUESTRAL

Atue na direção musical de grupos vocais e instrumentais, conduzindo a execução de obras musicais para grupo de instrumentos ou de vozes, ao vivo ou em estúdios de gravação. A Escola Batista de Música ensina e ensaia grupos instrumentais e/ou vocais, trabalhando com gêneros e estilos musicais e técnicas de regência musical.

SAIBA MAIS

CANTO, INSTRUMENTOS, MUSICALIZAÇÃO INFANTIL, REGÊNCIA CORAL E ORQUESTRAL

CANTO

Técnica Vocal e Técnica Coral

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor(ou cantora). O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista. Os cantores apresentam músicas (canções, árias, recitativos etc.), que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes. Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente. A excelência no canto requer tempo, dedicação, instrução e prática regular. Nesse caso, a voz fica mais clara, forte e maleável. [1] Os cantores profissionais, normalmente, constroem suas carreiras num gênero específico, como erudito ou popular. Ensaiam, constantemente, com professores de canto, pianistas repassadores, “coaches” e regentes, ao longo da carreira.

Fonte: Wikipedia

CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR DE MÚSICA

O “Curso preparatório para vestibular de Música” é direcionado para estudantes que objetivam o ingresso em um curso de Música (licenciatura ou bacharelado) de uma universidade pública ou privada. Este curso tem como objetivo preparar os candidatos de acordo com o conteúdo teórico e prático exigido nestes processos seletivos.

Preparamos os candidatos para o vestibular na área de licenciatura e bacharelado em instrumentos, canto, regência ou composição para universidades de música do Estado, tais como: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e curso de licenciatura dos Claretianos.

A maioria desses vestibulares é dividida em duas etapas: a teórica e a prática. Na teoria musical, o aluno participará de aulas que abordarão temas como percepção musical, harmonia, solfejo, ditados, história da música, orquestração e análise musical. Na parte prática, será trabalhada a performance musical, em que os professores abordam questões como postura, linguagem, técnicas do instrumento e o repertório que será exigido no vestibular. Além disso, os estudantes participam de simulados das provas teóricas dos vestibulares e também trabalham aspectos psicológicos, posturais e de concentração, para que tenha o melhor desempenho possível na performance musical perante a banca examinadora do vestibular.

INSTRUMENTOS
  • Contrabaixo elétrico
  • Flauta doce
  • Flauta transversal
  • Guitarra elétrica
  • Instrumento musicalizador
  • Instrumentos de cordas friccionadas: violino**, viola, violoncelo e contrabaixo acústico
  • Instrumentos de percussão: Bateria e outros
  • Saxofone
  • *Teclados: Teclado, piano e órgão (popular, erudito e litúrgico)
  • Teoria musical
  • Trompete
  • Violão** (clássico e popular)

*Instrumentos disponíveis para uso do aluno na Escola Batista de Música, e os demais, de uso pessoal, cada aluno deverá trazer o seu próprio instrumento.

**Violão e violino fornecemos instrumentos para as aulas

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.[1] É feita através de atividades lúdicas visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial etc. O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação.

Fonte: Wikipedia

REGÊNCIA CORAL E ORQUESTRAL

Atue na direção musical de grupos vocais e instrumentais, conduzindo a execução de obras musicais para grupo de instrumentos ou de vozes, ao vivo ou em estúdios de gravação.

A Escola Batista de Música ensina e ensaia grupos instrumentais e/ou vocais, trabalhando com gêneros e estilos musicais e técnicas de regência musical.

Este curso é ideal para estudantes de música de qualquer instrumento, professores dos anos inicias do ensino fundamental, alunos de cursos de licenciatura e magistério, regentes, preparadores vocais, músicos envolvidos ou interessados no trabalho com crianças e jovens.

CORPO DOCENTE FORMADO POR DOUTORES, MESTRES E BACHARÉIS EM MÚSICA/INSTRUMENTO ESPECÍFICO.

Matrículas Abertas