Programa de Formação Ética e Socioemocional

Mais do que ser excelente em disciplinas como português e matemática, é essencial compreender e administrar as próprias emoções e ações. Partindo desse princípio, há quase 20 anos, os colégios da Rede Batista de Educação investem na formação socioemocional dos estudantes. Trata-se de um projeto de educação, cuja proposta é a primeira no Brasil a aliar habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais.

Utilizando o material didático do Programa de Formação Ética e Socioemocional Bene, trabalhamos ao todo com uma matriz formada por 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como autoconfiança, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, entre outras. Trabalhamos ainda com o estudante 52 virtudes, entre elas: respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS

O programa tem impactado não apenas o estudante, uma vez que a vida dos familiares também tem sido transformada. Isso acontece porque todo processo do programa é conduzido a uma ação do bem, considerando que aquilo que pensamos deve refletir-se em nossas ações. A iniciativa propõe ainda uma ferramenta de avaliação do progresso moral do estudante, que conta com a participação efetiva da família.

Assim, pautado em uma dinâmica metodológica ativa, o programa visa a repercutir o que é ensinado em nossa escola também na sociedade, tornando-a um lugar melhor para viver.

ESTRUTURA DO PROJETO SOCIOEMOCIONAL BENE

Em todas as unidades educacionais, o projeto de educação socioemocional trabalha as emoções, levando em consideração os fatores da personalidade e a transcendência (o sujeito para além de si mesmo), por meio de:


BENE:) NA PRÁTICA: TRANSFORMANDO VIDAS

patricia-felipe

“O programa Bene é uma grata surpresa do Colégio Batista para nossa casa. De forma lúdica e divertida, ele trabalha e reforça valores que nós já apresentamos aos nossos filhos desde pequenos. Ter essa sincronia entre valores familiares e valores que a escola trabalha potencializa o processo de educação de cada dia.”

Patrícia e Felipe Dolabela são pais de Vitor, Isadora e Bernardo, estudantes da unidade Buritis.

douglas

“No dia a dia em nossa casa e nos demais ambientes que frequentamos conseguimos colher frutos desse projeto. Exemplos das virtudes que são ministradas em sala de aula fazem parte do nosso dia a dia. Posso dizer isso quando percebo que na idade em que meu filho está existe um padrão de normalidade em começar a sentir medo de algumas coisas, como, por exemplo, de dormir sozinho. Quando sei que na escola a virtude da coragem está sendo trabalhada com as crianças do primeiro ano, entendo que cada virtude se torna intencional para cada faixa etária”

Douglas e Marina Pena são pais de Sophia e Davi, estudantes da unidade Uberlândia.