O NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODOS OS ESTUDANTES DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS.

Entre entrar na faculdade e sair bem dela há um longo caminho a ser percorrido, onde muitas vezes o estudante se depara com conflitos pessoais, relacionais, vocacionais, emocionais e com dificuldades de aprendizagem que impedem o bom andamento dos estudos e um aproveitamento acadêmico satisfatório.

Os estudantes da Faculdade Batista de Minas Gerais encontram uma instância que os acolhe nestes momentos, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, presente na faculdade desde seu início. O atendimento no próprio campus em espaços discretos como a biblioteca é exercido por psicólogos que se dispõem a escutar os estudantes em seus conflitos e a ajudá-los a lidar com suas dificuldades de aprendizagem.

1QUANDO POSSO PROCURAR O APOIO?
  • Dificuldades de aprendizagem: memória, organização e exposição de ideias, compreensão e interpretação de textos.
  • Busca por orientações acerca de organização de tempo, hábitos de estudo, orientação profissional.
  • Dificuldades de relacionamento interpessoal.
  • Dificuldades para lidar com conflitos pessoais que estão afetando o aproveitamento nos estudos.
2POSSO FALAR DE UMA QUESTÃO QUE NÃO TENHA RELAÇÃO COM A FACULDADE?
Sim. O Apoio Psicopedagógico se propõe a fazer o que é chamado de escuta terapêutica, ou seja, uma escuta que busca trazer alívio e auxilia a encarar as dificuldades de outra forma.
3O APOIO PSICOPEDAGÓGICO É SIGILOSO? OU O QUE EU FALAR VAI SER COMENTADO COM OUTROS?
O Apoio Psicopedagógico se sustenta sob a ética da Psicologia que tem como uma de suas exigências o respeito à pessoa, e o sigilo é uma das demonstrações de respeito a quem teve coragem de se abrir.
4SE O APOIO PSICOPEDAGÓGICO É UM SERVIÇO OFERECIDO PELA FACULDADE, DEVE HAVER RELATÓRIOS SOBRE ELE. COMO ESTE É FEITO?
No relatório se menciona somente a data do atendimento, o primeiro nome do estudante que procurou o serviço e seu curso.
5RESOLVER DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO NA TURMA TAMBÉM É TAREFA DO APOIO?
Casos de dificuldades dos estudantes no relacionamento interpessoal podem ser reportados ao Apoio, que vai intervir com a ajuda das coordenações de curso.
6APOIO PSICOPEDAGÓGICO E CAPELANIA SÃO A MESMA COISA?
Não. O Núcleo de Capelania Comunitária trabalha com o enfoque bíblico-teológico e atende todos os alunos da Rede Batista de Educação, já o Núcleo de Apoio Psicopedagógico atende apenas alunos universitários e seu enfoque é psicopedagógico. Ambos os núcleos são pautados pelos valores e princípios da instituição.
7O APOIO PSICOPEDAGÓGICO É APENAS PARA ESTUDANTES DA FACULDADE BATISTA OU OUTRAS PESSOAS PODEM TER ACESSO A ELE?
No momento, somente estudantes da Faculdade Batista de Minas Gerais podem ter acesso a este atendimento.
8E PARA OS PROFESSORES? O APOIO PSICOPEDAGÓGICO TAMBÉM OS ATENDE?
O Apoio Psicopedagógico também procura acolher os professores e professoras da Faculdade Batista de Minas Gerais em suas demandas pessoais e profissionais.