Programa Socioemocional

PROGRAMA SOCIOEMOCIONAL ALIA HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS AO DESENVOLVIMENTO DE VALORES ÉTICOS

Mais do que ser excelente em disciplinas como português e matemática, é essencial compreender e administrar as próprias emoções e ações. Pensando nisso, há quase 20 anos o Colégio Batista Mineiro investe na formação socioemocional dos estudantes. Trata-se de um projeto de educação, cuja proposta é a primeira no Brasil a aliar habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais.

Utilizando o material didático do programa socioemocional Bene, trabalhamos ao todo com uma matriz formada por 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como autoconfiança, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, entre outras. Trabalhamos ainda com o estudante 52 virtudes, entre elas: respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS

O programa tem impactado não apenas o estudante, uma vez que a vida dos familiares também tem sido transformada. Isso acontece porque todo processo do programa Bene é conduzido a uma ação do bem, considerando que aquilo que pensamos deve refletir-se em nossas ações. O programa propõe ainda uma ferramenta de avaliação do progresso moral do estudante, que conta com a participação efetiva da família.

Assim, pautado em uma dinâmica metodológica ativa, o programa visa a repercutir o que é ensinado em nossa escola também na sociedade, tornando-a um lugar melhor para viver.

ESTRUTURA DO PROJETO SOCIOEMOCIONAL BENE

Em todas as unidades do Colégio Batista Mineiro, o projeto de educação socioemocional trabalha as emoções, levando em consideração os fatores da personalidade e a transcendência (o sujeito para além de si mesmo), por meio de:


Matrículas Abertas