Princípios Educacionais

Como instituição de ensino, a Rede Batista de Educação está comprometida em ofertar uma educação integral de excelência, contribuindo assim para que o pensar e o agir dos estudantes sejam cada vez melhores e resultem em ações realmente éticas em prol de uma sociedade mais justa e solidária.

Partindo desse princípio, há quase 20 anos a instituição trabalha as competências socioemocionais com os estudantes desde o Berçário até o Ensino Médio. Trata-se de um projeto visionário que prepara cidadãos para trilharem um caminho de sucesso firmados em virtudes morais e éticas.

Dessa forma, no Colégio Batista Mineiro, a educação cuida não somente do aspecto cognitivo, como também do sujeito integral, por meio do Programa Socioemocional. Pautado em uma dinâmica metodológica ativa, o programa proporciona uma constante formação da ética e da emoção de todos os participantes, isto é, educandos, educadores e familiares, baseados em um trabalho de permanente diálogo com as habilidades socioemocionais.

ALGUNS DIFERENCIAIS DO PROGRAMA:

Melhora de resultados

Comprovado por estudos científicos internacionais, trabalhar a formação socioemocional melhora os resultados de aprendizagem e favorece o desenvolvimento e habilidades do pensamento.

Ética

Com o objetivo de proporcionar uma formação ética aos estudantes, ao todo, 52 virtudes são trabalhadas em sala de aula, entre elas: respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.

Competências socioemocionais

Visa contribuir na formação de uma matriz de 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como lócus de controle, autoconfiança, metacognição, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, entre outros. Isso significa dizer que a educação não deve somente cuidar do aspecto da cognição, mas de um sujeito integral.

Estratégias didáticas

Organiza múltiplas estratégias didáticas, atentando à participação ativa do estudante, à diversidade de linguagem, aos estímulos e aos desafios da fase do desenvolvimento em que se encontram.

Ação moral

Todo processo é conduzido a uma ação do bem, considerando que aquilo que pensamos deve refletir em nossas ações.

Transformação social

Pessoas com emoções equilibradas e no exercício do bem transformam o mundo em um lugar melhor para se viver.

Avaliação do progresso moral do estudante

O programa propõe uma ferramenta de avaliação do progresso moral do estudante que conta com a participação efetiva da família.